• Adhemar Altieri

Líder global na defesa da primeira infância, morre João Figueiró aos 66 anos



ADHEMAR ALTIERI*

Publicado originalmente em 3/11/2017 no LinkedIn

São Paulo, 3 de novembro de 2017 – “Afeto é alimento para o desenvolvimento cerebral” era uma das frases mais utilizadas pelo neurocientista e psicoterapeuta João Augusto Figueiró, ao explicar a importância dos cuidados essenciais durante a primeira infância. Após longa batalha contra o câncer, o fundador e diretor científico do Instituto Zero a Seis faleceu na madrugada de hoje no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde atuou por quase 40 anos.


Reconhecido pela organização internacional Ashoka como empreendedor social e promotor de mudanças (“changemakers”), Figueiró desenvolveu projetos inéditos no mundo em parceria com o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Uma das iniciativas foi premiada pela Ashoka e pela Fundação Lego e reconhecida entre os dez melhores projetos sociais do mundo, em 2014.


Era um dos líderes globais na área de saúde da delegação brasileira dos ‘Forums for Change’, organizados pela Universidade de Yale, nos EUA, tendo participado do Grupo Revisor da Convenção dos Direitos da Criança da ONU.


No Brasil, além de liderar o Instituto Zero a Seis, era presidente do Fórum Nacional da Primeira Infância. Foi membro consultor do Ministério da Cultura, durante a elaboração do Plano Nacional de Cultura e do Ministério da Saúde, para a elaboração da Estratégia Brasileirinhos e Brasileirinhas Saudáveis, tendo realizado projetos em parceria com o MEC e com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.


Era membro da Rede Nacional para a Primeira Infância e colaborou na elaboração do Plano Nacional de Primeira Infância e do Guia para elaboração dos Planos Municipais pela Primeira Infância.


Figueiró foi recentemente selecionado, no Brasil, para fazer parte do programa Escolas Transformadoras, iniciativa global da Ashoka.

“Até hoje nenhum governante se ocupou de concretamente executar aquilo que está na Constituição Federal. O artigo 227 diz que é dever da sociedade e do Estado assegurar com absoluta prioridade os direitos da criança. Isso é negligenciado por gestores de todos os âmbitos.”
João Figueiró, em entrevista ao jornal O Globo, 15/07/2016

No Hospital das Clínicas da USP, dedicou boa parte de seus quase 40 anos como funcionário público federal vinculado ao Ministério da Saúde, desenvolvendo o estudo, ensino e pesquisa da relação entre cérebro, mente, meio ambiente, sociedade e cultura. O desenvolvimento da criança e a aplicação do conhecimento científico sobre a primeira infância, especialmente no desenvolvimento de políticas públicas e práticas voltadas para esse grupo etário, estiveram sempre entre os focos principais de seu trabalho.


Para Figueiró, eram aspectos fundamentais para a promoção da saúde individual, coletiva e social, da ética e da redução da violência.


O corpo de João Augusto Figueiró foi cremado em cerimônia reservada e a missa de sétimo dia será realizada no dia 9 de novembro às 12h, na Igreja São José – Rua Dinamarca, 32, Jardim Europa, São Paulo, capital.


SOBRE O INSTITUTO ZERO A SEIS


Criado em 2006, o Instituto Zero a Seis – Primeira Infância é Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que desenvolve trabalhos junto a todas as esferas do governo brasileiro, em sintonia com inúmeras entidades não governamentais, colaborando para que empresas e empresários promovam iniciativas e negócios que amparem a primeira infância no Brasil. Composto por equipe multidisciplinar o ZAS realiza pesquisas, coleta e divulga conhecimentos científicos, construindo redes, ajudando na formulação de políticas e práticas públicas e privadas que levam em consideração o momento inicial da vida, período fundamental do desenvolvimento humano.


*ADHEMAR ALTIERI é jornalista com passagens pelo Grupo Estado (Rádio Eldorado), Redes Globo e SBT no Brasil, redes CTV e CBC no Canadá, CBS News dos Estados Unidos e BBC de Londres. Desde 2003 se dedica à comunicação corporativa, como diretor da UNICA, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar, do Instituto de Hospitalidade e da Amcham, a Câmara Americana de Comércio para o Brasil. É sócio e diretor executivo da MediaLink Comunicação Corporativa.

27 views

© 2018 MediaLink Corporate Communications